Vocabulário Controlado


O objetivo de um Vocabulário Controlado é padronizar e controlar a terminologia a ser utilizada no processo de análise dos documentos, permitindo assim, adequada indexação e consequentemente um nível satisfatório de exatidão na recuperação das informações contidas nos documentos analisados.
Com esse objetivo estou elaborando os Vocabulários Controlados nas áreas de especialidade do Museu Goeldi, iniciando com fauna e flora.
 
O Vocabulário Controlado de Frutas Comestíveis na Amazônia já está publicado  na página do Repositório Institucional do Museu Goeldi.

repositorio.museu-goeldi.br/jspui/handle/123456789/338

 
 
 

O Vocabulário Controlado de Madeiras na Amazônia está em fase final de correção, e em breve também será publicado on-line na página Repositório Institucional do Museu Goeldi.
 
repositorio.museu-goeldi.br/jspui
 
 
 
 
 
Os Vocabulários Controlados possuem também citações de viajantes e naturalistas que percorreram a região amazônica em séculos passados. 
 
 


Comentários

  1. Aguardo o Vocabulário de Madeiras que será um suporte importantíssimo para indexação dos nossos livros no Goeldi.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leila, já está quase pronto. Isso é verdade, ajuda muito, principalmente para a recuperação dos dados. Obrigada, pelo comentário! Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.