Belém do Grão-Pará: Colégio Gentil Bittencourt em 1906.


Em 26 de junho de 1906 é inaugurado em Belém, na Avenida Independência (atual Av. Magalhães Barata), o Instituto Gentil Bittencourt (atualmente denominado Colégio Gentil Bittencourt), majestoso estabelecimento estadual para educação feminina.
 
 
Instituto Gentil Bittencourt em 1906.
Fotografia em O MUNICÍPIO de Belém, 1906.
 
 
 
 
 
 
 
 
Quem foi Gentil Bittencourt?
 
Gentil Augusto de Morais Bittencourt nasceu em Cametá, no distrito de Carapajó, em 22 de setembro de 1874 e faleceu em Belém no dia 30 de março de 1942.
Foi um dos fundadores do Clube Republicano em pleno regime monárquico. Foi eleito vice-governador do Estado do Pará em 7 de fevereiro de 1891, assumindo o Governo, em substituição ao Dr. Justo Chermont, que se afastou do Pará para exercer as funções do Ministro das Relações Exteriores. Ocupou também interinamente a Prefeitura (Intendência de Belém nos anos de 1921 a 1923.
Sua carreira de magistrado iniciou ao ser nomeado Promotor Público da Comarca da Vigia em 1874; em  1880 assumiu a Promotoria da Capital, sendo nomeado Juiz de Direito de casamentos em 1890. No ano seguinte em 20 de junho foi nomeado desembargador.
Aposentou-se em 1906 transferindo-se para o Rio de Janeiro, só retornando a Belém anos depois. (Carlos Rocque. Grande Enciclopédia da Amazônia. 1967).

Comentários

  1. MEU COLEGIO DO CORAÇAO,QUE TENHO MUITA SAUDADES.ESSA FOTO DE 1906 E BELISSIMA E SAUDOSA DO MEU COLEGIO MARAVILHOSO.HOJE ESTOU COM 47ANOS MAIS LEMBRO DE CORAÇAO DESSE COLEGIO BELLO E BONITO.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz, agradeço pela visita ao meu Blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Consulto se tem a genealogia da familia Bittencourt? Se há informações dos pais e filhos do dr. Gentil Augusto de Morais Bittencourt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Vou consultar a família do meu marido. Até onde sei, eles tem parentesco com o Dr. Gentil Bittencourt, sim. Obrigada pela visita ao Blog.

      Excluir
  4. minha Bisavó nasceu no Pará acredito que em Marajó em aprox 1890. Chamava-se Sarah Bittencourt e se casou com Sr. Demetrio Bezerra. Teve aprox 11 filhos: Aurea Bezerra Bittencourt, Nestor, Oscar, Iracy, Cesar, Bento e outros. Podem consultar os sites familysearch , myheritage e outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.