Amor romântico

Hoje compartilho com vocês o poema de Elizabeth Barrett Browning (1806-1861) "Até que ponto eu te amo?", feito para seu marido Robert Browning (1812-1889).




Até que ponto eu te amo?
 
 
Até que ponto eu te amo? deixe-me dizer.
Eu te amo até a profundidade  e a amplidão e as alturas
Que a minha alma consegue alcançar, quando sente o inatingível
O objetivo de Ser a Graça Ideal.
Eu te amo no nível
Da mais tranquila necessidade de todos os dias,
Sob o sol ou à luz de velas,
Eu te amo livremente, como os homens se esforçam pelo que é Correto;
Eu te amo puramente, como eles que não buscam Aprovação.
Eu te amo com a mesma paixão
Dos desgostos da velhice, e da crença da infância.
Eu te amo com o amor que eu parecia perder
com meus santos esquecidos - eu te amo com o fôlego,
Sorrisos, lágrimas, de toda a minha vida! - e, se Deus o permitir,
Eu te amarei ainda mais depois da morte.
 
Elizabeth Barrett Browning (1806-1861)
 
 
 
 
 
 

Elizabeth Barrett Browning (1806-1861)
 
 
 

Robert Browning (1812-1889)
 
 
 
 
Elizabeth Barrett Browning, poetisa inglesa e esposa do poeta Robert Browning, tinha como tema de seus poemas os interesses humanitários, seus sentimentos religiosos não ortodoxos; sua afeição pelo país adotado, a Itália e seu amor pelo marido. (In: Wayne W. Dyer. Muitos mestres: sabedoria de diferentes épocas para a vida diária. 2003, p. 143).

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.