Copaíba: a que agrada a saúde
Ontem de manhãzinha atravessei o Andirá com um amigo de muitas águas. [...]. A viagem mal deu para cantar as virtudes, santas virtudes, de duas árvores nossas: a andirobeira e a copaibeira. Lindas e altaneiras, dão madeira da melhor. Mas o principal delas é um óleo de rico valor medicinal. O óleo da primeira é a andiroba, que se extrai da polpa do fruto exposta ao sol. O da copaíba se extrai furando o próprio tronco, que às vezes fica que nem barriga de mulher prenha, de tanto óleo. O homem chega e é só fazer um furinho: é óleo para muita garrafa. Ou por outra: para muita doença. São abençoadas essas árvores. A copaíba é poderoso antinflamatório, acaba com panariço, furúnculo: uma colherada em jejum alivia a queimação da úlcera.
A andiroba também desinflama, mas cura, melhor se morna, reumatismo de junta, bronquite e desmentidura de osso. É especial para mão desmentida. Mão nasce para ser boa. Se magoada mente. A andiroba cura a mentira da mão.
- Amadeu, pergunto ao meu amigo, quais as árvores principais aqui do Amazonas?
- Eu digo que duas. A itaúba para construção. A copaíba para agradar a saúde.
FONTE:
MELLO, Thiago de. Amazonas: águas, pássaros, seres e milagres do pedaço mais verde do planeta. Rio de Janeiro: Salamandra, 1998. p. 40-42. , il.
Copaíba (Copaifera lagsdorfii) Berg, O. C; Schimidt, C. F. Atlas der officenellen Pflanzen, v. 2, t. 50, 1894-1896. www.plantillustrations.org |
Comentários
Postar um comentário