terça-feira, 1 de setembro de 2015

Ananases em grande quantidade


"A estrada que levava até lá passava no meio de uma bela mata, que exibia muitas árvores gigantescas. Senti falta, ali das palmeiras açaí, miriti, paxiúba e outras, só encontradas em solo mais fértil; não era incomum porém, a bela bacaba, vendo-se também uma grande diversidade de espécies anãs da palmeira-marajá (Bactris), uma das quais, denominada peuririma, era muito elegante, chegando sua haste, que era da grossura de um dedo, a alcançar quatro ou cinco metros de altura. Ao nos aproximarmos das terras descampadas, toda essa bela mata desapareceu bruscamente; diante de nós se estendia um terreno de formato oval, com quatro ou seis quilômetros de circunferência, desprovido do mais insignificante arbusto. A única vegetação que havia ali era constituída por um capim áspero e felpudo que nascia em tufos esparsos pelo campo. A mata formava uma espécie de cerca-viva ao redor dessa área, sendo a sua borda composta em sua maior parte de árvores que não são encontradas no coração da mata virgem, como por exemplo algumas variedades de folhudos melástomos, pequenos pés de Byrsonima, de murta, e a árvore-do-lacre, cujos frutos exsudam gotas de cera parecida com a goma-guta. Ao redor do campo crescia também ananases em grande quantidade. Essa fruta silvestre tem o mesmo feitio da espécie cultivada - o abacaxi - mas o seu  tamanho é bem menor, regulando com o de uma maçã grande. Colhemos vários, já bem maduros; seu sabor é agradável e muito semelhante ao do abacaxi, mas eles têm sementes em profusão e a quantidade de polpa comestível é muito pequena. [...]". Henry Walter Bates (1825-1892). Um naturalista no rio Amazonas. 1979, p. 118.
 
 
Ananás
www.mast.br

 
 

 
 
 


2 comentários:

  1. Seu blog é muito interessante. Tem muita informação interessante e muita criatividade. Realmente , você é uma. Escritora de mao cheia. Tens muita cultura. Como faço para. Ler algum livro seu sobre a Amazonia e seus elementos? Parabens, abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Fleur de Lys, agradeço o interesse pelo meu blog. Quanto ao livro indico o meu: Amazônia Exótica: curiosidades da floresta. Está á venda na Livraria da Fox, aqui em Belém, também na loja Ná Figueiredo na Estação das Docas, também em Belém. Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir