Clusias e suas luzentes folhas ovais

    [...] Olhando-se para cima, com as suas folhagens curiosamente espalhadas, em violento contraste com o céu claro, é este um dos admiráveis característicos das florestas tropicais, já repetidas vezes referido por Humboldt.

         Muitas das gigantescas árvores da floresta têm folhas tão delicadas, como as trementes Mimosas, pertencendo, como estas mesmas, à numerosa família das Leguminosas, ao passo que as Cecrópias com suas enormes folhas palmadas, e as Clusias, com as suas luzentes folhas ovais, e cem outras formas intermédias, proporcionam bastante variedade.

    E a intensa luz solar, por cima das suas copas, tudo banhando, enquanto as mais densas sombras reinam por baixo, aumenta a grandeza e a solenidade do cenário.

    As flores eram raras e esparsas, algumas pequenas orquídeas, ervas rasteiras, aqui e ali um arbusto fluorescente, foi tudo que vimos ao lado do caminho, quando íamos passando.

FONTE:

WALLACE, Alfred Russel. Viagens pelo Amazonas e rio Negro. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004. p. 61. (Edições do Senado Federal. v. 17).



Clusia insignis
C. F. von Martius. Nova genera et species plantarum Brasiliensium. v. 3.
www.biodiversitylibrary.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.