A primeira viagem à Amazônia

"O pequeno avião de carga e passageiros partiu do aeroporto de Congonhas em São Paulo, com destino a Belém, capital do Pará. Para mim e para minha acompanhante, Rita, essa era nossa primeira viagem à Amazônia e nosso entusiasmo era enorme. Estávamos ambas vestidas para a selva - ou pelo menos pensamos que estávamos: calça jeans, camisa de manga longa, chapéu de palha e botas. Nossas sacolas repletas não comportavam qualquer peso adicional, e minha mochila já estava sobrecarregada com tubos de tinta e livros de desenho.

Tivemos nossa primeira demonstração do calor tropical ao descer do avião no aeroporto de Belém, pois, apesar da pequena cidade encontrar-se à sombra de vastas mangueiras, o calor era intenso.

Permanecemos em Belém por alguns dias, explorando, passeando no porto e visitando mercados fascinantes. Quando ficávamos cansadas, sentávamos em uma sombra fora do hotel e bebíamos um delicioso suco de maracujá da região".


FONTE:

MEE, Margaret. Flores da floresta amazônica: a arte botânica de Margaret Mee. São Paulo: Escritura Editora, 2010. p. 13.


Maracujá (Passiflora sp.).

Orbigny, C. V. D. d´. Dictionaire universel d´ histoire naturelle. v. 3. (1841-1849). www.plantillustrations.org.



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.