Lendas e curiosidades: O Taperebazeiro
"Taperebazeiro na língua geral Tapereyua. Com o taperebazeiro, que é uma das árvores mais luxuriantes e vistosas da floresta amazônica, dá-se um caso que o fixou, de modo absoluto, na história das crendices do vale.
O imenso poder que desfruta ao contato do solo permite-lhe a faculdade de resistir a todos os vendavais, por mais fortes que sejam. Conta Stradelli que, "quando um taperebazeiro cai derrubado pela tempestade, se não cai no rio e não é carregado por este, rebenta logo por todos os lados, deitando raízes e brotando por todos os pontos em que fica em contato com o solo. Por essa causa, reza a lenda, quando o jaboti fica preso debaixo de outra qualquer espécie de árvore, porque é dotado de vida dura e que pode aguentar longos jejuns, fica resignado e diz em tom de mofa: "Tu não és de pedra, hás de apodrecer e eu sairei". Se, porém, fica debaixo de um taperebazeiro, perde logo toda e qualquer esperança, porque sabe que não apodrece, e, metendo novas raízes, criando novos galhos, o enterra para todo o sempre". [...].
Essa árvore que no norte, nos oferece ao paladar o sumo ácido do taperebá, fruta que, no sul, se conhece pelo nome de cajá".
FONTE:
ORICO, Osvaldo. Mitos ameríndios e crendices amazônicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1975. p. 269. (Retratos do Brasil, v. 93).
Taperebá (Spondias mombin)Ilustração de Maria Sibyla Merian (1647-1717).www.plantillustrations.org
Comentários
Postar um comentário