Jacamim, a ave social


"[...]. Ao meio dia pode-se ouvir o jacamim. Dominando o chiar das cigarras surge o som estridente de um clarim, que termina em verdadeira risada. Seguindo na direção dessa música, acabaremos por encontrar o jacamim, que os índios chamam de agami.
O jacamim habita a floresta e é ave eminentemente social, que gosta de estar com as outras aves ou com o homem. É fácil de domesticar e tem pernas longas e pescoço comprido. A plumagem fofa é quase toda preta, com tons de chamalote púrpura no peito. Quando anda, o jacamim levanta a cauda cinzenta e parecida com a do avestruz, como faria uma senhora com a barra da saia, ao atravessar um caminho sujo. O jacamim é parente distante dos guarás e das garças, assim como dos colhereiros, cujo bico parece uma colher, mas deles todos se distingue pelo bico, que lembra o das galinhas.
Às vezes o jacamim toca a sua corneta para denunciar o perigo. Outras, por mero divertimento. Mau voador, tem de contar apenas com as pernas compridas para fugir ao perigo. Além de ser membro da orquestra do Jardim Zoológico, o jacamim também é caçador de cobras, quase tão hábil como cangambá na arte de farejar pequenas serpentes e de combater as grandes. Amigo do homem, é facilmente adotado pelos habitantes humanos da selva, os índios.
Sempre atarefado durante o dia, a mexer as suas plumas de avestruz e a tirar, da caixa sonora que tem na garganta, as notas de sua corneta, o agami desempenha papel importante na orquestra da selva. [...]". Victor W. von Hagen (1908-1985). Animais da América do Sul. [195-?]. p. 97-100.


Cujubi-Jacús-Aracuãs-Jacamins.
 Álbum de Aves Amazônicas - 1900-1906.
 Ilustração de Ernst Lohse (1873-1930).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.