A fabulosa riqueza amazônica



"[...]. As grandes árvores e plantas de crescimento parasitário entrelaçam a sua folhagem em confusão, algumas trançando-se com cordas de várias pernas, enquanto outras são enroladas de mil modos em torno dos caules, formando malhas gigantescas nos fortes galhos superiores.
Outras, ainda, sobem em ziguezague até galgarem as vertiginosas alturas em que vivem. Nessas regiões superiores dos ramos, onde o cume das árvores goza do ar livre, da luz e do calor dos sóis tropicais é que se devem procurar as flores e os frutos das grandes florestas. Embaixo, tudo é escuro, mofento e cavernoso, sem que o solo úmido e os recessos sombrios sejam alindados pelo brilho das flores ou pelo verde das ervas.
É aí que ficam as seringueiras, que produzem a borracha, as castanheiras, que dão a gostosa e nutritiva castanha-do-Pará, o guaraná , com os seus frutinhos substanciosos, e uma infinidade de palmeiras de utilidade múltipla como o açaizeiro, que produz grandes bagas com as quais se prepara deliciosa bebida, muito popular na região; a piaçava, que fornece fibra para cabos de navios e vassouras; a miriti, que se abre em forma de leque e domina a mata com sua largura de 35 metros, a pupunha, a juçara...
Enquanto no chão, embaixo, junto dos troncos, na relva, pululam os mais variados insetos, desde os mosquitos atormentadores e as formigas até as lindas borboletas de maravilhoso colorido e mariposas de todas as cores, lá no alto das copas cantam os mais belos e mais variados pássaros do mundo.
_ Ah!, a fabulosa riqueza amazônica em aves de bela plumagem e canto mavioso ou pitoresco! Cada margem do rio Amazonas possui, a rigor, as suas próprias aves - pássaros que nunca se transportariam à outra margem, pois não encontrariam condições de vida. [...]".

FONTE:

MACEDO, Sérgio D. T. O Amazonas: um rio conta histórias. 3. ed. 1967, p. 11-12.


Tiê-tinga - Cri-cri-ó - Galo-da-serra - Pavão- do-mato
Álbum de Aves amazônicas - 1900-1906
Desenho de Ernst Lohse (1873-1930)
www.biodiversitylibrary.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.