Aves que "falam"


"Segundo uma tradição americana antigamente falavam as aves. Pouco a pouco, perderam este dom e restaram só umas poucas privilegiadas. Já em 1815 notou o naturalista Freireys a respeito do Brasil: "existem efetivamente pássaros que falam algumas palavras distintas".
O povo atribui a diversas aves este dom: uma ave noturna (Caprimulgus) diz distintamente: "João corta pau"; uma pomba pequena (Columba squamosa) canta horas inteiras num só "Fico"; o Bem-te-vi grita seu nome na aproximação de uma pessoa; o jacú (Penelope cristata) fugindo parece caçoar com o caçador que errou o tiro, quando solta sua estridente voz: "Ha-ha".
O Tahan, chamada "ave literária", profere o seu nome Tahan! que quer dizer - Vamos! avisando de noite a gente que há inimigos, etc. etc.
O Papagaio, parece como que uma pessoa no meio da família. Conversa com ela, manda entrar a visita, é objeto de carícias, é o centro das hilaridades domésticas. Seu desaparecimento ou morte é sentido como a de um membro da família. [...]".

FONTE: TESCHAUER, Carlos. Algumas notas sobre a ethnologia e "Folklore" na flora e avifauna. Archivos do Museu Nacional do Rio de Janeiro, v. 22, p. 227-228, 1919.




BEM-TE-VI.
J. Th. Descourtilz . Pageantry of brazilian birds in their natural surrooundings. Amsterdam; Rio de Janeiro Colibris, 1960.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.