Jardins suspensos de surpreendente magnificência

        A palmeira paxiúba (Iriarthea exorrhiza) e algumas espécies de Cecropia (embaúba) exibem outras extravagâncias em suas raízes. Elas aparentam estar apoiadas em estacas, o verdadeiro tronco apenas começando a uns 2 ou 3 metros acima do solo. Mas o que mais excita nossa admiração é a profusão de orquídeas e bromélias. Estas frondosas filhas dos trópicos envelopam com sua folhagem espessa, com folhas e flores dos mais irregulares formatos, tanto nos troncos de árvores já caídas quanto aquelas em que ainda há pleno vigor, formando jardins suspensos de surpreendente magnificência. Em todo lugar, nos galhos e no chão, e mesmo nas frestas da rocha bruta, ramos delicados de um rico musgo afloram e vestem de um frescor verde os troncos já tombados. [...].

FONTE:

KELLER-LËUZINGER, Franz. Os rios Amazonas e Madeira: esboços e relatos de um explorador. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2021. p. 174. 


Bromélia  
Trew, C. J. ; Ehret, G. D. Plantae selectae quarum imagines ad exemplaria naturalia Londinei, in hortis curiosorum nutrita. 1750-1773.
www.biodiversitylibrary.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.