Os Surucuás

        Sem dúvida, entre as aves mais bonitas da floresta pluvial amazônica estão os surucuás machos, com seus estômagos resplandecentes, verde-metálico, azul e vermelho ou alaranjado. As fêmeas são pardas, como acontece com muitas espécies de aves. Os surucuás as únicas espécies do grupo que frequentemente entram nas matas inundadas da Amazônia central. Os surucuás são aves solitárias. Da mesma forma que os anambés, elas não se empoleiram para apanhar frutos, mas os arrancam em pleno voo e os levam para outro local para consumi-los. Esse é também um bom comportamento de dispersão de sementes. Além de frutos, os surucuás consomem insetos voadores, que capturam pelas asas. Também exploram uma variedade de invertebrados terrestres ao longo das margens do igapó.

        Os surucuás não constroem ninhos propriamente ditos, mas escavam buracos em árvores abandonadas por cupins. Os ninhos de cupins também são divididos com outras aves, como alguns periquitos [...].

FONTE:

GOULDING, Michael. História natural dos rios amazônicos. Brasília: Sociedade Civil Mamirauá/CNPq/Rainforest Alliance, 1997. 209 p., il.


Surucuás. J.
Th. Descourtilz. História Natural das aves do Brasil. 2. ed. 1983.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.