Magníficas borboletas
Os arredores de Óbidos eram também ricos em insetos. Nos amplos caminhos da floresta podia ser vista diariamente uma magnífica borboleta, a Morpho hecuba, de quinze a vinte centímetros de envergadura, planando a uns sete metros acima do solo. No meio das árvores mais baixas e dos arbustos viam-se em profusão vários tipos de um grupo de borboletas peculiares à América tropical dotadas de asas longas e estreitas (Heliconii). A cor básica predominante de suas asas é o negro, e sobre esse fundo escuro aparecem manchas e riscas escarlates, brancas e amarelo-vivo, em desenhos que variam de acordo com a espécie. Sua forma elegante, suas cores vistosas e sua maneira lenta e majestosa de voar as tornam muito atraentes, e seu número é tão grande que elas como que fazem parte da paisagem da floresta, compensando pela falta de flores. [...].
FONTE: BATES, Henry Walter. Um naturalista no rio Amazonas. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979. p. 104-105.
Morpho hecuba. British Museum (Natural History). Exotic butterflies. Series 3. Cards in colour, 1924. www.biodiversitylibrary.org |
Comentários
Postar um comentário