A palmeira Jacitara
"A rede de plantas trepadeiras (cipós) a que já nos referimos, que trepam e se enrolam, vista mais de perto compõe-se de imensa variedade de plantas pertencentes aos mais diversos grupos, que certamente, só devido a lhes ter sido negado espaço, parece terem sido forçados a trepar em busca de alimento, ar e luz. Até mesmo uma palmeira se tornou trepadeira e enrosca seu tronco espinhoso e elástico semelhante a um cabo na árvore ao seu lado, até alturas incríveis. As folhas dessa palmeira, Jacitara (Desmoncus macroacanthos e orthacantos), que são peniformes, como é comum nesta família, saem a grandes intervalos do tronco; as pontas de cada folha têm numerosos espinhos compridos e curvos, com os quais se agarra à vítima indefesa. Os cipós e as lianas, desde o mais delicado sarmento até ao cabo da grossura dum braço, enroscam-se como serpentes em incompreensíveis entrelaçamentos como serpentes estrangulando por fim, num abraço laocoôntico, as árvores gigantescas que até então lhes deram alimento e vida".
FONTE:
CANSTATT, Oscar. Brasil: terra e gente (1871). Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial,2002. p. 49. (Coleção o Brasil visto por estrangeiros).
Jacitara. Desmoncus orthacanthos J. Barbosa Rodrigues. Sertum palmarum brasiliensium, v. 2, t. 54, 1903. www.plantillustrations.org |
Comentários
Postar um comentário