Árvores notáveis
"Grande é o número de vegetais, que poderão merecer a atenção de círculos técnicos por causa das suas fibras e aos quais mais dias, menos dias, a indústria têxtil saberá dar o seu justo valor. Citaremos aqui somente de passagem por exemplo o tauari (Coutari sp.), a piaçava (Leopoldinia piassaba), diversas Bromeliaceas, chamadas vulgarmente "cruatás", das quais certas espécies são cultivadas pelos Índios (vi no alto Capim um índio Tembé confeccionar uma ótima corda de arco em menos de um quarto de hora), etc, etc.
Grande o número de árvores notáveis pela qualidade da sua madeira. Um trabalho tratando desta matéria com alguma individuação, iria forçosamente avolumar-se em grosso livro. Devemos limitar-nos aqui a dar uma resumidíssima lista nominal de árvores cuja identificação foi conseguida pela seção botânica do Museu Paraense.
Entre todas as famílias vegetais as que fornecem as melhores madeiras são aqui as Leguminosas, as Sapotaceas, as Lecythidaceas e as Lauraceas, que apresentam também a maior proporção de espécies aproveitáveis para madeiras de marcenaria ou de construção. Entretanto há numerosas outras famílias que fornecem uma ou algumas espécies de madeira de ótima qualidade. [...]". Emílio A. Goeldi (1859-1917). Reinos da natureza, encarados do ponto de vista pratico. In: O PARÁ em 1900: quarto centenário do descobrimento do Brasil. Pará: Governo do Estado do Pará, 1900. p. 53.
Sapotacea Elizabeth Twining. Illustrations of the natural orders of plants with groups and descriptions. 1868 www.biodiversitylibrary.org |
Comentários
Postar um comentário