O Jacamim e as cobras

        Que haverá na constituição de certos animais - notavelmente de algumas aves - que os torna invulneráveis - ou quase - às mordidas das serpentes venenosas? Dizem que o agami (Jacamim) ou corneteiro (Psophia crepitans) é imune a mordidas de cobra. Posso testemunhar que essa ave de fato não teme os ofídios, revelando grande habilidade em caçá-los, sem medo de bicá-los em qualquer parte do corpo e sabendo como esquivar-se de seus frequentes contra-ataques. Em Panuré, à beira do Uapés, havia um agami domesticado que se afeiçoou de mim a tal ponto que costumava me seguir como se fosse um cão. Ele nunca falhou em dar cabo de qualquer cobra que cruzasse nosso caminho.

         Certo dia, saí sozinho com esse agami pela caatinga afora. Chegando a cerca de 4 milhas [6,44 km] da aldeia, pus-me a vaguear por um lugar relativamente limpo de vegetação rasteira, no qual abundavam certas plantas diminutas (Burmaniáceas) que eu estava muito interessado em colher. Enquanto procurava os exemplares, o agami caçava cobras. A certa altura, já tinha pegado três ou quatro, trazendo-as no bico e as depositando diante de mim. Suponho que eu tenha sido algo displicente no tocante a aplaudir e elogiar sua habilidade, coisa que eu normalmente fazia e à qual ele devia estar acostumado, porquanto, num dado momento, e aparentemente, com o propósito de me chamar a atenção, ele depositou uma cobra recém-apanhada e semiviva diante de meus pés descalços, quando eu estava de pé  absorto em examinar uma pequena Burmannia com minhas lentes. O réptil estava apenas ferido, e ao mesmo instante se enroscou em minha perna. Agarrar o agressor e arremessá-lo para longe foi questão de um instante, mas depois disso passei a deixar o agami em casa sempre que me dirigia à floresta.

        Na verdade, se eu fosse um caçador de cobras profissional, a coisa melhor e mais sensata que teria feito era manter a meu serviço um casal de agamis. [...].

FONTE: 

SPRUCE, Richard. Notas de um botânico na Amazônia. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2006. p. 244-245. (Reconquista do Brasil (2a. Série. v. 236.


Cujubi - Jacus - Aracuãs - Jacamins. 
Album de Aves Amazônicas. 1900-1906
Desenho de Ernst Lohse
www.biodiversitylibrary.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.