Arapaçus


Diz Deodato Souza sobre os Arapaçus:

Não confunda estas aves (família Dendrocolaptídeos) com os Pica-paus, que tomam a mesma atitude quando pousam num tronco; os Arapaçus caçam insetos, sem martelar com o bico, nos troncos das árvores, subindo por eles, e depois voando para recomeçarem em outra árvore, por baixo. A sua cor geral não varia muito, é sempre castanha, mais clara ou mais escura. São muitas espécies, difíceis de distinguir; observe  sempre o tamanho e a forma do bico, que é a melhor característica de identificação...
O enorme bico, ligeiramente curvo do Pica-pau-de-bico comprido (Nasica longirostris) permite identificá-lo. É a maior espécie da família e vive nas florestas da Amazônia.

Manuel Nunes Pereira narra interessante história envolvendo essa ave:
O pássaro conhece uma raiz, que abre todas as coisas; quem quiser possuí-la tapa o ninho da ave e o Uirapaçu vai logo buscar a tal raiz para salvar os filhotes; então, espanta-se a ave, que deixa cair a raiz mágica. Com o auxílio desta pode-se  sair da cadeia ou apoderar-se de tesouros sem ser percebido.
Como se vê, o pássaro, por ser "quase" pica-pau, entra no ciclo das aves que atraem a felicidade...

Fontes:

PEREIRA, Manuel Nunes. Moronguetá: um decamenron indígena. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. v. 1, p. 416-417.

SOUZA, Deodato. Aves do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 2004. p. 92. (Coleção Vis Mea in labore, v. 6).


Arapaçus
Álbum de Aves Amazônicas - 1900-1906.
Ilustração de Ernst Lohse (1873-1930). 

Comentários

  1. Cara Olímpia, seu blog é muito interessante! Parabéns pela pesquisa. Imagino que o fato de ser bibliotecária deva contribuir muito para tanta riqueza. Eu sou bióloga e pesquisadora de lendas de aves. Estou me divertindo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina, que bom que você está gostando do Blog. Nas minhas pesquisas encontro várias lendas de aves. Nos 2 volumes do livro Amazônia Exótica: curiosidades da floresta você encontra várias delas. Em breve publicarei algumas lendas e curiosidades também. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.