Arapaçus
Diz Deodato Souza sobre os Arapaçus:
Não confunda estas aves (família Dendrocolaptídeos) com os Pica-paus, que tomam a mesma atitude quando pousam num tronco; os Arapaçus caçam insetos, sem martelar com o bico, nos troncos das árvores, subindo por eles, e depois voando para recomeçarem em outra árvore, por baixo. A sua cor geral não varia muito, é sempre castanha, mais clara ou mais escura. São muitas espécies, difíceis de distinguir; observe sempre o tamanho e a forma do bico, que é a melhor característica de identificação...
O enorme bico, ligeiramente curvo do Pica-pau-de-bico comprido (Nasica longirostris) permite identificá-lo. É a maior espécie da família e vive nas florestas da Amazônia.
Manuel Nunes Pereira narra interessante história envolvendo essa ave:
O pássaro conhece uma raiz, que abre todas as coisas; quem quiser possuí-la tapa o ninho da ave e o Uirapaçu vai logo buscar a tal raiz para salvar os filhotes; então, espanta-se a ave, que deixa cair a raiz mágica. Com o auxílio desta pode-se sair da cadeia ou apoderar-se de tesouros sem ser percebido.
Como se vê, o pássaro, por ser "quase" pica-pau, entra no ciclo das aves que atraem a felicidade...
Fontes:
PEREIRA, Manuel Nunes. Moronguetá: um decamenron indígena. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. v. 1, p. 416-417.
SOUZA, Deodato. Aves do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 2004. p. 92. (Coleção Vis Mea in labore, v. 6).
Arapaçus Álbum de Aves Amazônicas - 1900-1906. Ilustração de Ernst Lohse (1873-1930). |
Cara Olímpia, seu blog é muito interessante! Parabéns pela pesquisa. Imagino que o fato de ser bibliotecária deva contribuir muito para tanta riqueza. Eu sou bióloga e pesquisadora de lendas de aves. Estou me divertindo. Um abraço!
ResponderExcluirAna Carolina, que bom que você está gostando do Blog. Nas minhas pesquisas encontro várias lendas de aves. Nos 2 volumes do livro Amazônia Exótica: curiosidades da floresta você encontra várias delas. Em breve publicarei algumas lendas e curiosidades também. Um abraço!
ResponderExcluir