Uma planta deslumbrante
"Sopra um vento muito forte, enquanto o barco avança agitado, subindo e descendo na água, através dos vastos lagos. Deixamos o Lago Andirá logo depois do meio-dia, e entramos uma vez mais pelo estreito canal. A seguir já vai vir o paraná e começaremos a subir a corrente, mas ainda teremos que avançar algumas horas antes de chegarmos a Barreirinha. Não posso impedir Manoel de seguir mais depressa, embora normalmente sua velocidade seja bem moderada. [...].
Chegamos à embocadura do Andirá com mau tempo. Soprava uma ventania impetuosa, mas apesar dela, continuamos nossa rota, até que o céu ficou ameaçador demais, e os trovões ribombavam. Temendo uma repetição de nosso desastre na Baía de Sapucaia, atracamos numa árvore caída e ali ficamos até passar a tormenta. Então partimos, mas logo depois enfrentamos outro aguaceiro torrencial. No auge da tempestade, avistei um belíssimo catasetum em flor, no alto do tronco de uma grande árvore. Diante dela havia uma barreira de capim flutuante. Heroicamente, Christopher apresentou-se como voluntário para colhê-lo, rumou na canoa e, tentando evitar o capinzal impenetrável, descobriu um caminho por terra. Saltou da canoa no que parecia ser terra firme, mas logo mergulhou até a cintura na lama preta do leito do rio. Voltou desapontado e devorado por mosquitos e formigas. Então Manoel, que tinha mais familiaridade com essas ilhas de capim, apanhou a canoa e com o remo, foi abrindo caminho até chegar à árvore. Conseguiu alcançar a orquídea, cortando-a com uma navalha. Era um belo Catasetum macrocarpum. Uma planta realmente deslumbrante; preciso pintá-la depressa...". Margaret Mee (1909-1988). Em busca das flores da Floresta Amazônica. 1989, p. 215-218.
Catasetum macrocarpum Lindenia: iconographie des ordhidées, v. 5, t. 197, 1889. Ilustração de A. Goossens www.plantillustrations.org |
Thank you for visit and appreciate my Blog. I will continue to work hard.
ResponderExcluirOlimpia, vi no seu perfil que você é escritora. Sua foto também parece ser num lançamento. Você têm livros publicados? Fiquei curiosa.
ResponderExcluirOlá Ana Carollina! Sou escritora e bibliotecária de pesquisa. Tenho alguns livros publicados com pesquisas feitas por mim na Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi, um Instituto de Pesquisas em Ciências Naturais e Antropológicas com sede em Belém do Pará.
ExcluirRecentemente lancei o v. 2 do livro Amazônia Exótica: curiosidades da floresta e, no momento, estou terminando a revisão do v. 3 que deverá ser lançado em 2020.
Agradeço a visita ao meu Blog. Um grande abraço!