Pupunha
Sobre a Pupunha, comenta Raimundo Morais:
A pupunha, verdadeiro pão silvestre, gostosa, cheia de vitaminas, capaz de sustentar uma nação, possui tal prestígio nos meios aborígenes que o índio, tendo-a por sagrada, fruta do céu, não a derruba jamais. Seu machado de pedra nunca remorde aquele cerne augusto, obra de Tupã no seio da Natureza...
Paulo B. Cavalcante explica que a "Pupunha(Bactris gasipaes) é uma palmeira com estipe ereto, chegando aos 20m de altura e 15-25cm de diâmetro, nos indivíduos adultos.
Seus frutos, após cozidos com sal, são consumidos com mel, ou açúcar, porém, com café é a forma mais usual... É importante ressaltar que os frutos são ricos em proteínas, carboidratos e vários elementos minerais, como cálcio, ferro, fósforo, entre outros, e em um alto teor de vitamina A".
FONTES:
CAVALCANTE, Paulo B. Frutas comestíveis na Amazônia. 7. ed. rev. atual. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2010. p. 215-216.
MORAIS, Raimundo: Amphitheatro amazônico. São Paulo: Melhoramentos, 1936, p. 243.
Frutos da Pupunha. J. Barbosa Rodrigues. Sertum Palmarum Brasiliensis, v. 2, t. 52, 1903. Desenho de J. Barbosa Rodrigues (1842-1909). www.plantillustrations.org |
Comentários
Postar um comentário